Democracia.r

Democracy is the worst form of government except from all those other forms that have been tried from time to time

Winston Churchill na Casa dos Comuns, a 11 de Novembro, 1947.

A democracia é a pior forma de governo, se eliminarmos todas as outras formas que foram tentadas ao longo dos tempos.

Infelizmente, 60 anos depois desta afirmação, chegaram ao fim, os dias da democracia. E é evidente que se torna necessário encontrar outra forma de governo, com vista ao futuro.

Neste preciso momento, a China cresce a ritmos sem paralelo no Mundo, absorvendo o trabalho e recursos disponíveis, ao nível global. Ao mesmo tempo, com os enormes recursos financeiros que liberta, “compra” tudo o que lhe interessa, nos países ocidentais e desenvolvidos. Paralelamente, vai subsidiando, através da compra de dívida soberana, a manutenção do nível de vida das suas populações. Inclusive nos EUA... 
Com, evidentemente, segundas intenções.

Até quando farão isso?

A China não é uma democracia. E está a aproveitar esse facto para ganhar vantagem global. A todos os níveis. E a verdade é que está a acumular esses ganhos. À mesma velocidade que os países ocidentais - democracias "evoluídas" - vão perdendo tudo...

Na sua esmagadora maioria, os países desenvolvidos são democracias. Mandam as maiorias. E estas vão exigindo, a quem elegem para governar, o crescimento ou, no mínimo, a manutenção dos seus níveis de vida. Os seus governantes, assim manietados, apenas asseguram que o exigido se cumpre, fazendo tudo o que lhes está nas mãos. Na maioria dos casos, vendendo-se cada vez mais ao capital exterior. Infelizmente, aquelas exigências só são satisfeitas através de sucessivos défices públicos e o consequente crescimento da dívida pública.

Neste enquadramento, estas sociedades não vão a lugar nenhum. 

Vivem uma situação evidente de escassez de trabalho (cada vez mais deslocalizado para o exterior). O poder legitimado democraticamente é manietado por maiorias (e interesses) eleitorais que nada têm a ver com o que é necessário para a sustentação futura desses países. Bem pelo contrário.

Ao contrário do que alguma esquerda vai afirmando, os interesses que ditam as decisões governamentais não são os dos grandes grupos económicos. São mesmo os interesses da maioria da população, que são colocados na balança eleitoral sempre que isso se proporciona. Mesmo que os referidos grandes grupos se coloquem no "caminho" procurando tirar daí as maiores vantagens que lhes for possível.

Não são os detentores do capital que decidem que os serviços sociais disponibilizados por um qualquer governo são mais e mais caros. Mas são eles que emprestam os recursos financeiros para que isso seja possível. E quem empresta, pretende ganhar o máximo e assegurar a respectiva retribuição. 

Entretanto, nos últimos anos, a população não produtora (desempregados, reformados e outros) tornou-se na maioria decisiva que, democrática e legitimamente (no actual sistema) vai eleger aqueles que lhes vão satisfazer os desejos e levar os respectivos países ao descalabro. Com o prejuízo das novas gerações.

A democracia, neste momento, só serve aos países que têm recursos naturais e enquanto os têm. Alguns desses países estão a utiliza-los e esbanja-los para a manutenção (democrática) das suas elites no poder. Distribuindo, à boa maneira socialista, esses recursos, sem qualquer contrapartida económica relevante. Subsídios e mais subsídios apenas para assegurar a vitória nas eleições seguintes. É exemplo a Venezuela. Mas não só. Ou seja, neste momento, no Mundo, a democracia passou a ser um problema para o futuro (das novas gerações) nos países onde o sistema está a ser utilizado para colocar no poder quem dá o máximo (o que tem e o que não tem)  à maioria não produtiva.

Vem sempre ao de cima a ideia que "o povo decide". E que decide sempre bem.

Mas, decidirá mesmo?
Talvez assim tenha sido até há bem poucos anos. Mas desde que as maiorias mudaram, desde que o trabalho começou a ser um bem cada vez mais escasso, tudo mudou.
E, infelizmente, os sistemas democráticos não parecem conter "em si e per si" a solução que pode inverter a situação. Criou-se uma "pescadinha de rabo na boca".

É necessária uma resposta rápida. Uma alternativa. Porque, neste momento, ainda e, por agora, a democracia é a pior forma de governo, se eliminarmos todas as outras formas tentadas ao longo dos tempos.

A fim de podermos gerir o processo de transição para a Nova Sociedade, teremos que criar um novo sistema legitimador da governação pública.

Sem comentários: