Educação.4

Os jovens e as suas expectativas de futuro, níveis de vida e entretenimento

A actual sociedade, nos países desenvolvidos, tem promovido a ideia de que os níveis de vida das gerações mais velhas são repetível nos próximos tempos. O que origina expectativas junto aos jovens que os leva a se alhearem de empregos menos bem pagos que acabam nas mãos de emigrantes.

E tem repetido mensagens de retoma, recuperação e crescimento económico que não passam de autenticas miragens.

O sistema social, nestes países, fez crescer um subsistema de entretenimento totalmente improdutivo (em termos macroeconómicos) que vai entretendo a juventude, erradicada do mercado de trabalho. Pois, enquanto por ali andam, não chateiam

É a MTV, os concursos de futuras estrelas, os reality shows, as noitadas, o “glamour”, a moda, os e as modelos, a bebida, as drogas, as noitadas, os concertos, o futebol e os festivais de Verão.

Um dia chega – e chega sempre - o embate com a realidade.

Nessa altura, que preparação terá a juventude?
Para além do facto de terem mestrados e doutoramentos Bolonha?

O crescimento económico é uma miragem.
Os empregos remanescentes, que ainda não foram deslocalizados ou que respeitam à produção de bens e serviços não transaccionáveis, ou estão tomados - rigidamente - pelas gerações anteriores ou estão - os menos bem pagos - assegurados pelos emigrantes. Que, por sua vez, ao assumirem este papel, de forma maciça nas cidades dos países desenvolvidos, acabam por arriscar desequilíbrios culturais relevantes num futuro próximo...

Pelo que, cabe aqui, um papel determinante à Educação. Mas a uma nova Educação.


(continua)

1 comentário:

JVR disse...

Então e as pequenas editoras? E a música alternativa, incluindo algumas bandas que apelam à reflexão sobre temas que também são tratados neste blog?

Generalizar é bonito, mas revela profunda ignorância e preconceito. A ZDB não é o Rock in Rio e vice-versa.